Sobre nós


O grupo PET Odontologia da Universidade Federal do Paraná foi planejado, proposto e implantado por iniciativa do Prof. Cassius Torres-Pereira. O projeto  foi aprovado através do Edital de número 05/2008 do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior (MEC/SESu) tendo iniciado as atividades em janeiro de 2009.

Tem atualmente como participantes os seguintes graduandos em Odontologia da UFPR:

















Ex-petianos:

Tutor: Professor Cassius Torres-Pereira 

Iniciativa de formação do grupo A proposta do grupo PET veio ao encontro de um momento de modificação importante do projeto político pedagógico do Curso de Odontologia da UFPR. Um dos mais antigos e tradicionais centros de graduação odontológica do Brasil caracteriza-se historicamente como uma escola de boa formação profissional técnica, mas com necessidade de incremento da oferta de atividades de pesquisa e extensão. A proposta de grupo PET configura-se como oportunidade ímpar para consecução da integração ensino, pesquisa e extensão nesta unidade de ensino.

Diferenciais da proposta Propõe uma sistemática de ampliação e, mais importante, de oferta regular de projetos de ensino, pesquisa e extensão que estejam inseridos e em forte consonância com as Diretrizes da Política de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) que, notadamente nos últimos anos, colocou em evidência a Odontologia como campo de atuação e intervenção do poder público não apenas na atenção primária em saúde, como também na média e alta complexidade. A proposta contempla um esforço de inclusão e discussão de conteúdos de pouca inserção na formação odontológica tradicional. Almeja discutir e propor novos projetos que visem a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.  A formação odontológica nos centros de graduação brasileiros, continua excessivamente vinculada a um modelo de assistência em saúde individual, notadamente voltado à prática profissional particular, também denominada de “Odontologia de mercado”.

Para entender um pouco mais sobre o Programa de Educação Tutorial:

- Artigo do economista e colunista da revista Veja, Claudio de Moura Castro, idealizador do PET

- Manual de Orientações Básicas do PET, documento do Ministério da Educação

- O Programa de Educação Tutorial (PET): Formação Ampla na Graduação. Dissertação de Mestrado de Maria da Graça M.B. Martin