terça-feira, 21 de abril de 2015

XVIII Encontro dos grupos PET da região Sul (SulPET)

O XVIII Encontro dos grupos PET da região Sul (SulPET) aconteceu em Londrina/PR, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre os dias 18 a 21 de abril de 2015. Este ano abordando a temática "Transformação pela renovação do conhecimento", o evento tem como objetivo discutir os principais temas políticos e estruturais que envolvem o programa. 



Os petianos ficaram alojados na Apuel e cada um era responsável pela sua acomodação (barraca, colchão, cobertor...), a integração entre os grupos de toda a região Sul foi muito bacana. E os próprios grupos da UFPR puderam ter maior contato entre si.

Grupos PET UFPR - PET Educação Física, PET Engenharia Química, PET Litoral Social e PET Odonto

A abertura do evento ocorreu dia 18, com a apresentação do grupo cultural Ryukyu Koku Matsuri Daiko, a qual foi aplaudida de pé.

Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko

A abertura do SulPET contou com a presença da jornalista Sônia Bridi que trouxe o tema "Aprendendo com o Mundo", apresentando algumas de suas matérias que abordavam o tema. Segundo a jornalista ainda não possuímos a mesma qualidade de educação da China e Japão porque "como sociedade não temos o reconhecimento do conhecimento acumulado", infelizmente.

Jornalista Sônia Bridi

Jornalista Sônia Bridi com a petiana da Odonto

Dentre os diversos debates que ocorrem no evento também foram ofertadas oficinas com objetivo de integração dos grupos PET, entre elas a de maior procura neste SulPET foi a de danças urbanas. Foi orientada pelo Sassá (Samuel Poli Santana, formado em dança pela UNICAMP e esta cursando Ed. Física na UEL - maiores informações facebook PS Brasil). 

Oficina de Dança Urbana com Sassá


No segundo dia do evento, ocorreram os GDTs:
GDT 1 - Estatuto do CENAPET 
GDT 2 - Processo de Avaliação
GDT 3 - O papel e os desafios do CLAA  
GDT 4 - Os desafios do PET frente à melhoria dos Cursos de Graduação 
GDT 5 - Integração ensino, pesquisa e extensão 
GDT 6 - O papel social do PET
Nestes GDTs são discutidos como funciona determinados pontos nas instituição de cada representante. São trocadas experiências novas da organização de cada Instituição de Ensino e de cada grupo PET. Cada GDT possui uma pauta que pode ser encontrada no site do evento (http://www.uel.br/eventos/sulpet2015/pages/gdts.php). Destes temas aqueles de maior relevância são apontados como encaminhamento, onde são discutidos na assembléia geral e caso aprovado é encaminhado ao evento maior, o ENAPET. Participar dessas reuniões deixou muito evidente o quanto o petiano é proativo e o quanto estas reuniões são participativas, se diferenciando de outros encontros estudantis.

GDT sobre o papel e os desafios do CLAA

Já no final da tarde do segundo dia do SulPET 2015, aconteceu a Apresentação dos Painéis. E o PET Odonto UFPR levou à apresentação dos painéis o projeto "InterPET na escola - Exercitando o ensino e a aprendizagem em parceria com a Comunidade Escola", no setor de multidisciplinaridade, demonstrando os trabalhos realizados em conjunto com os PET Eng Química, PET Eng Civil, PET Ciências da Computação, PET Farmácia, PET Ed Física e PET Odontologia. O que mais chamou atenção do publico avaliador do painel foi a integração dos grupos participantes, pela dificuldade em unir os grupos que não ocorre somente na UFPR.

Painel do PET Odonto UFPR

No penúltimo dia do evento aconteceram as Reuniões dos Discentes, dos Tutores, Reunião por Área e por fim a Assembléia GeralNa Reunião de Discentes, foram discutidos vários pontos que os petianos acreditam serem necessários aprimorar no programa. O mesmo ocorreu na Reunião de Tutores. Ambas as discussões foram levadas a Assembléia Geral e discutidas. Na Reunião por áreas o mais interessante foi vivenciar as experiências de grupos específicos da área da saúde, entre eles os grupos PET Odontologia do Sul, sem duvidas um experiência enriquecedora.

Reunião por área: Área da Saúde

A Assembléia Geral geral teve a duração de aproximadamente 8 horas, foi aberta com a apresentação do grupo cultural de dança Folclórica de Maracatu “Semente de Angola”.

Grupo folclórico Semente de Angola

Foram discutidos os temas trazidos como encaminhamento dos GDTs e também um estatuto para a CENAPET. Apesar de exaustiva assembleia foi possível conhecer a fundo o programa, algumas regras e leis. Sem duvidas um evento em que todos os petianos deveriam conhecer e participar. A UFPR, possui 22 grupos PET e neste evento pode conta com 20 petianos.

PET UFPR: PET Eng. Civil, PET Eng. Química, PET Educação Física, PET Geologia, PET Litoral Social, PET Química e PET Odonto


Ainda na Assembléia Geral foram eleitos para discentes Sul os petianos Guilherme (PET Zootecnia UEL) e Silvia (PET Quimica UEM), para docentes Sul os Tutores Alaia (PET Fisica UFPel) e Robson (PET Matematica UEL). E também a aprovação da próxima instituição a receber o SulPET 2016, que será no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre com a UFRGS, sobre a organização do PET Odonto UFRGS.

Próxima comissão organizadora do SulPET 2016

Foi divulgado o vídeo de chamada para a JOPARPET 2015, que ocorrerá na UEM em Maringa/PR nos dias 10 a 12 de novembro de 2015.
O último dia ficou reservado para que os grupos presentes no evento pudessem conhecer Londrina/PR.