sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Processo seletivo 2013/2014



 As inscrições estiveram abertas entre 15 e 22 de novembro. O processo seletivo 2013/4 foi composto de 4 etapas. Isso é importante ao se avaliar o aluno, dando-o a oportunidade de expor seus conhecimentos e capacidade de trabalho em diferentes situações. O período da realização das provas acontece u de 25/11 a 13/12/2013. Em 2013 foram abertas até 5 vagas, para início das atividades em 2014.
Puderam se inscrever alunos que estavam cursando do ao período. 



EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA INTEGRANTES DO GRUPO PET ODONTOLOGIA 2013/2014

Curitiba, 15 de novembro de 2013.

O Grupo PET Odontologia da UFPR, aprovado no Edital nº 05/2008 do Programa de Educação Tutorial (PET) da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, torna público através deste edital que estão abertas vagas para novos alunos bolsistas.

Requisitos ao aluno candidato:
- Estar matriculado no Curso de Graduação em Odontologia e cursando até o quinto período.
- Alunos bolsistas de outros programas (Iniciação Científica, Monitoria, Extensão, ou outros) podem participar do processo seletivo do PET. Caso aprovados, deverão optar pela bolsa PET.
- Apresentar coeficiente de rendimento escolar maior ou igual a 6,0.
- Permanência de pelo menos 2 anos no PET, com assinatura de termo de compromisso. 
- O trabalho dos alunos bolsistas envolverá obrigatoriamente atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Da inscrição ao processo seletivo:
As inscrições para os candidatos ao programa PET Odontologia se estendem de 15/11/2013 a 22/11/2013.
- O aluno candidato deve construir seu currículo na plataforma Lattes e torná-lo acessível eletronicamente seguindo as instruções do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)  http://www.cnpq.br
- O candidato deverá solicitar sua inscrição através do preenchimento do formulário eletrônico disponível em   http://www.pet-odonto.ufpr.br  
- O candidato deverá encaminhar ao email pet.odonto@ufpr.br um arquivo anexado no formato Word que contenha    
suas respostas aos seguintes itens (máximo de 02 páginas): 
        a) Quais atividades promovidas pelo PET Odontologia você já participou?  
       b) Quais as habilidades que você julga ter para participar do PET Odontologia e quais acha que o programa pode ajudá-lo a desenvolver?  
        c) Qual das atividades desenvolvidas pelo PET Odontologia você mais se identifica e por quê?

       Ao enviar o arquivo o candidato deve solicitar confirmação de recebimento. Não serão consideradas inscrições que não contemplem rigorosamente todos os itens descritos acima dentro do prazo limite de 22/11/2013.

Do processo seletivo:
O processo seletivo contará das seguintes etapas:
25/11/2013 (horário à definir) Realização de prova teórica eliminatória (discursiva) sobre o programa PET e interpretação de texto em português. O resultado será enviado por e-mail, sendo os candidatos classificados como habilitados ou não habilitados para a segunda etapa (serão habilitados para a segunda etapa um máximo de 12 candidatos).
28/11/2013 (horário à definir) Será realizada uma atividade de dinâmica de grupo com os candidatos selecionados na primeira etapa.
28/11/2013 Os candidatos habilitados na primeira etapa serão distribuídos por sorteio em grupos para elaboração de um projeto que contemple obrigatoriamente os itens de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este sorteio será realizado após a dinâmica de grupo.
09/12/2013 (horário à definir) Apresentação de projeto coletivo proposto pelo grupo. Cada grupo terá o tempo de 20 minutos para defesa das atividades propostas sendo facultado aos candidatos o uso de material didático em formato powerpoint (.ppt ou .pptx), quadro negro e giz ou outra, desde que respeitado o tempo de apresentação.  A apresentação será seguida imediatamente de arguição sobre os projetos de atuação propostos pelo grupo com os professores e petianos componentes da banca avaliadora. 
12/12/2013 Encaminhamento ao email pet.odonto@ufpr.br de um projeto de atuação na área de ensino, pesquisa e extensão dentro dos propósitos e requisitos do Programa de Educação Tutorial (máximo 02 páginas). O formato do texto é livre cabendo ao candidato a escolha da forma de apresentação, extensão e conteúdo. O projeto é um exercício individual do candidato mas deve contemplar a atuação do grupo PET como um todo.
13/12/2013 (horário à definir) Apresentação individual do projeto de atuação no grupo PET. As propostas terão no máximo 10 minutos de explanação oral e deverão ser coerentes com o projeto individual encaminhado até o dia anterior. Fica facultado ao candidato o uso de material didático em formato powerpoint (.ppt ou .pptx), quadro negro e giz ou outra, desde que respeitado o tempo de apresentação.  A apresentação será seguida imediatamente de entrevista individual e arguição sobre os projetos de atuação com os professores e petianos componentes da banca avaliadora.

Os horários e locais das etapas de seleção serão disponibilizados via e-mail após o encerramento das
inscrições. Em caso de dúvidas entre em contato com algum petiano (pessoalmente, redes sociais ou e-mail).

Das vagas:
São ofertadas até 5 vagas. Os selecionados terão direito à bolsa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no valor de R$ 400,00 mensais.  


Da divulgação dos resultados
Em edital no Curso de Odontologia e na página eletrônica do PET-Odontologia UFPR no dia 18 de dezembro de 2013. 




Programa para o processo seletivo:

- O que é o Programa de Educação Tutorial
- Impacto esperado e objetivo do programa
- Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia
- Atividades Formativas: Ensino, Pesquisa e Extensão
- O programa PET na UFPR: grupos, idéias, propostas
- O programa PET e os cursos de Odontologia: grupos, idéias, propostas
- Política Nacional de Saúde Bucal

Referências bibliográficas sugeridas para o processo seletivo:


BUSATO, A.S. et al. O Ensino a Pesquisa e a Extensão em Odontologia. In: Estrela, C. Metodologia Científica: Ensino e Pesquisa em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2001. p. 327-46

Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf> Acesso em: 14 novembro 2013

Ministério da Saúde. Diretrizes da Politica Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004.Disponível em: 
Acesso em: 14 novembro 2013 


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM ODONTOLOGIA DA UFPR. Página eletrônica do grupo. Curitiba, 2010. Disponível em: <www.pet-odonto.ufpr.br> Acesso em: 14 novembro 2013  


Informações detalhadas a respeito do funcionamento do programa devem ser de pleno conhecimento dos candidatos: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf



Cassius Carvalho Torres Pereira  - Tutor do PET Odontologia UFPR 
Professor do Departamento de Estomatologia da UFPR