segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PET Odonto UFPR

O grupo PET Odontologia da Universidade Federal do Paraná, iniciou suas atividades em janeiro de 2009. Foi aprovado através do Edital de número 05/2008 do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior (MEC/SESu). Tem como tutor o Professor Cassius Torres-Pereira e como participantes Bruna Fonseca, Cristianne Silva, David Pimenta, Gabriela Marin, Laura Grein CavalcantiMarcelo Cho, Maíra Marqui Canal, Marina Serenato, Mariesa Stankiewicz Barbosa e Thayana Salgado de Souza, graduandos em Odontologia da UFPR.   (Clique aqui para conhecer os egressos.)

Iniciativa de formação do grupo
A proposta do grupo PET vem ao encontro de um momento de modificação importante do projeto político pedagógico do Curso de Odontologia da UFPR. Um dos mais antigos e tradicionais centros de graduação odontológica do Brasil caracteriza-se historicamente como uma escola de boa formação profissional técnica, mas com pouca e episódica oferta de atividades de pesquisa e extensão. A proposta de grupo PET configura-se como oportunidade ímpar para consecução da integração ensino, pesquisa e extensão nesta unidade de ensino.

Diferenciais da proposta
Propõe uma sistemática de ampliação e, mais importante, de oferta regular de projetos de ensino, pesquisa e extensão que estejam inseridos e em forte consonância com as Diretrizes da Política de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) que, notadamente nos últimos anos, colocou em evidência a Odontologia como campo de atuação e intervenção do poder público não apenas na atenção primária em saúde, como também na média e alta complexidade. A proposta contempla um esforço de inclusão e discussão de conteúdos de pouca inserção na formação odontológica tradicional. Almeja discutir e propor novos projetos que visem a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, que apesar de disponibilizadas há um bom tempo como mudança paradigmática do ensino odontológico, ainda não encontraram uma resposta adequada por parte do corpo docente de nossa instituição. A formação odontológica da UFPR continua excessivamente vinculada a um modelo de assistência em saúde individual, notadamente voltado à prática profissional particular, também denominada de “Odontologia de mercado”.

Para entender um pouco mais sobre o Programa de Educação Tutorial:
- Artigo do economista e colunista da revista Veja, Claudio de Moura Castro, idealizador do PET
- Manual de Orientações Básicas do PET, documento do Ministério da Educação
- O Programa de Educação Tutorial (PET): Formação Ampla na Graduação. Dissertação de Mestrado de Maria da Graça M.B. Martin